Diário de Campo - 2º Semestre/2014

I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL

          E hoje, dia 29 de novembro de 2014, foi o dia de nosso I Seminário Institucional na faculdade. No primeiro momento, o encontro foi geral, com todas as licenciaturas participantes do PIBID juntas, todos os bolsistas e coordenadores. Pudemos ouvir experiências sobre o PIBID de outra universidade através de uma palestra com a professora Doutora Sara Fazollo, Coordenadora Institucional do PIBID da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Ela nos contou sobre suas experiências como Coordenadora e chamou nossa atenção para a importância do programa.
          Após a palestra, cada subprojeto ficou dividido em uma sala, onde cada bolsista teve a oportunidade de apresentar um trabalho falando sobre tudo o que foi produzido durante todo o ano em cada escola. Eu apresentei o meu trabalho em dupla, junto com a bolsista Priscila Gomes e nós focamos nas duas oficinas aplicadas com os alunos do Ciep 380, intituladas “Grafite é um gênero?” e “Grafitagens e Literatura Marginal”. Através das apresentações, pudemos ficar por dentro de tudo o que aconteceu na escola em que atuamos e na outra escola, em que os outros bolsistas do nosso subprojeto atuam, que é o Instituto de Educação Carlos Pasquale. Pudemos trocar nossas experiências e informações e ver o quanto trabalhamos durante todo o ano. Mas percebemos que todo o esforço valeu a pena. Foram produzidos ótimos trabalhos nas escolas e tenho certeza que todos os bolsistas tiveram um ótimo crescimento profissional. 
          No próximo ano, a nossa equipe irá mudar um pouco, alguns irão continuar, outros não. Mas o importante é mantermos nossa união e continuarmos realizando ótimos trabalhos para valorizar sempre o nome que trazemos: PIBID / UNIABEU, Subprojeto Letras - Língua Portuguesa. Abaixo estão algumas fotos do dia, com a primeira foto de toda equipe, incluindo os dois professores das duas escolas, Marilei Venial da Silva, Daniel Martins Cruz Junqueira e também nosso coordenador Institucional Anderson Brandão. E assim, fechamos o nosso ano. Que venha 2015!


 

Sexta, 28 de novembro
Hoje, apresentamos o trabalho "A literatura de Cordel e o repente: diálogos entre gêneros textuais e identidades culturais na Baixada Fluminense", na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Este foi um trabalho criado com autoria do bolsista Flavio Cristian, tendo eu e a bolsista Viviane Bezerra como coautoras e aceito no V ENALIC 2014. Foi adaptado e também aceito para a apresentação na UFRJ. Foi uma ótima experiência apresentar este trabalho em uma universidade diferente, pois vimos que éramos os únicos bolsistas atuantes na Baixada Fluminense. Os outros que também apresentaram trabalhos já eram professores formados e atuantes em escolas mais nobres. A troca de experiências foi ótima. Um bom acréscimo para nosso crescimento pessoal e acadêmico.

Quinta, 27 de novembro
Hoje, tivemos o nosso último encontro do ano na escola, fizemos uma pequena confraternização e fechamos todos os documentos pendentes. Na faculdade, também tivemos nossa última reunião, onde conversamos sobre tudo o que foi feito e algumas mudanças que podem ocorrer no próximo ano. Ainda temos algumas atividades para cumprir, como preencher nosso relatório anual e mandar para nossa coordenadora de área. Mas já está quase acabando todas as atividades do ano letivo de 2014. Algumas coisas vão mudar, uns irão permanecer no estágio, outros irão embora. Mas que venha 2015 e que seja tão prazeroso quanto o ano de 2014. Com muitas atividades boas sendo realizadas.

Quinta, 13 de novembro
Hoje, finalmente aconteceu a nossa prática dos grafites na quadra da escola, os melhores desenhos e as melhores mensagens criadas em nossas duas primeiras oficinas teóricas envolvendo o tema grafite, foram expostas nas pinturas. Foi o fechamento de nosso trabalho com os alunos no Ciep 380, sendo um dia muito divertido e prazeroso para nós, bolsistas e para os alunos. Recebemos a visita da nossa coordenadora de área, Claudia Fabiana e do nosso coordenador Institucional, Anderson Brandão. As pinturas ficaram lindas, os alunos colocaram em prática o conteúdo aprendido e se divertiram bastante. Mais detalhes com fotos sobre este dia, você pode encontrar em minha página "Atividades na Escola"

Quinta, 06 de novembro
Hoje aconteceu a aplicação de nossa segunda oficia no Joracy, desta vez o tema destacado foi "Grafitagem e Literatura Marginal". Falamos sobre a literatura marginal, o conceito, onde está presente, utilizamos vários exemplos famosos, inclusive de músicas, mostrando a eles, que apesar do tema desconhecido, eles já tem contato com este tipo de literatura frequentemente. Mesclamos com o tema grafitagens, porque um engloba o outro. Os dois são artes utilizadas como formas de protestos para a sociedade. E ambos, ainda sofrem muito preconceito nos dias de hoje. A forma de exercício foi a criação de frases e mensagens para serem utilizadas no dia da prática do grafite, que já será na semana que vem. O meu relato detalhado deste dia, você pode encontrar em minha página "Atividades na Escola". Na faculdade, em reunião com nossa coordenadora, ficamos sabendo sobre os modelos que devemos seguir para a os trabalhos que serão apresentados em nosso Seminário Institucional.

Quinta, 23 de outubro
Hoje foi o dia de nossa primeira oficina no Ciep, intitulada "Grafite é um gênero?", onde conceituamos o significado de grafite, seu histórico e principalmente, a diferença entre grafite e pichação, que foi a maior dúvida presente nos alunos. Destacamos a importância do grafite e como deve ser uma arte valorizada, o que não é muito ainda hoje. E falamos também das imagens verbais e não verbais, o que no grafite pode aparecer uma de cada vez, ou as duas formas juntas. Como forma de exercício, distribuímos cartolinas para eles desenharem, o tema era livre, o desenho era pra ser feito em forma de grafite, utilizando imagens verbais e/ou não verbais. O meu relato detalhado deste dia, você pode encontrar em minha página "Atividades na Escola". Na faculdade, com nossa coordenadora de área, já começamos a pensar nos trabalhos do nosso Seminário Institucional, que acontecerá no dia 29 de novembro, em nossa faculdade.

Quinta, 16 de outubro
No Joracy, junto com nossa professora supervisora Marilei, já começamos a montar nosso plano de nossa próxima oficina, que falará sobre o grafite, sendo o nosso tema geral dos bolsistas da área de língua portuguesa, iremos mesclar o grafite com a consciência negra, mostrando a relação entre os dois assuntos e todo o preconceito já vivido e que ocorre ainda hoje. A oficina já iniciará na próxima semana, serão dois dias de oficinas, um em cada semana com a teoria dos assuntos, e na terceira semana, teremos a prática da grafitagem, que acontecerá na quadra da escola. 

Quinta, 09 de outubro
Hoje, na escola, aconteceu nossa monitoria de apoio à escrita, que foi uma aula de comparação entre os textos produzidos pelos alunos na oficina anterior, contendo alguns erros de concordância, acentuação, pontuação, entre outros, com os mesmos textos corrigidos, destacando os erros e explicando para eles a importância de um texto bem escrito, respeitando as regras gramaticais. O meu relato mais detalhado sobre esse dia, você pode encontrar em minha página "Atividades na Escola",
Na faculdade, em nossa reunião com a coordenadora Claudia, contamos como foi nossa aula de monitoria e já começamos a pensar o que podemos trabalhar em nossa próxima oficina, falando sobre o gênero textual grafite e sobre a consciência negra. Também conversamos sobre o Seminário Institucional, que acontecerá em novembro, na faculdade, e será uma oportunidade para todos os bolsistas do Pibid apresentarem suas experiências vividas na escola.

Quinta, 02 de outubro
Na escola, apresentamos nossa proposta de monitoria para a professora. Combinamos os horários disponíveis para a aplicação da aula e já começamos a discutir o que exatamente será passado e  também começamos a montar o nosso plano de aula.

Quinta, 25 de setembro
No Joracy Camargo, nossa reunião aconteceu para acertarmos nosso calendário. O ano está aparentemente no fim, mas ainda temos muito trabalho a fazer. Decidimos quais seriam os temas de nossas próximas oficinas. Vamos falar sobre a Consciência Negra e sobre o nosso tema geral do Pibid, em nossa área de língua portuguesa, grafitagens - gênero textual e identidades culturais. 
Na faculdade, em nossa reunião com a coordenadora Claudia Fabiana, decidimos como poderia ser feita nossa aula de reforço para a escrita dos alunos na escola. Criamos assim, a Monitoria de apoio à escrita. Que será uma aula comparando os textos produzidos pelos alunos, que contenham erros de concordância ou coesão e coerência, com o texto corrigido. Mostrando a importância da clareza em um texto.

Terça, 16 de setembro
Novamente, nossa reunião na faculdade ocorreu em uma terça-feira. E hoje, discutimos assuntos como a relação de nós bolsistas com os alunos, a relação dos alunos e a comunidade escolar e a relação dos projetos da escola com os professores supervisores. Demos relatos de como foram nossas apresentações das oficinas, os pontos positivos e negativos. E também começamos a pensar sobre o que poderíamos fazer para promover a melhoria dos textos produzidos pelos alunos nos dias das oficinas.

Quinta, 11 de setembro
Hoje, na escola, aconteceu a culminância do projeto "Feira Nordestina". Este projeto foi realizado apenas por alunos do primeiro ano, os alunos do segundo e terceiro ano tiveram outros temas para outras apresentações. Os alunos apresentaram seus trabalhos sobre os temas Literatura de Cordel e Repente, assuntos que também foram trabalhados em nossas oficinas. Eles apresentaram danças, desfiles com roupas típicas, montaram tendas com o tema da feira. Foi um dia bem divertido, assim como qualquer dia de projeto na escola. Meu relato mais detalhado sobre esse dia, você pode encontrar em minha página "Atividades na Escola".

Quinta, 04 de setembro
Hoje, foi o dia de nossa segunda oficina na escola. Desta vez, juntamos três turmas no auditório e apresentamos seis bolsistas juntos. O foco dessa oficina foi a Literatura de Cordel, com ênfase à tipologia textual expositiva-informativa, às variações linguísticas e aproveitamos mais uma vez para contextualizar a região nordeste com a baixada fluminense, apresentando dois autores de Cordel, moradores da baixada. O meu relato mais detalhado sobre esse dia, você pode encontrar em minha página "Atividades na Escola".

Quinta, 28 de agosto
Hoje, aconteceu a realização de nossa primeira oficina nas escolas. Cada dupla ficou com uma turma. E nós apresentamos slides e vídeos falando sobre o Repente, contextualizando com a baixada fluminense e aproveitamos o assunto para explicar os tópicos identificados como os menos conhecidos entre os alunos, de acordo com nossa avaliação diagnóstica. O meu relato mais detalhado sobre esse dia, você pode encontrar em minha página "Atividades na Escola".

Terça, 26 de agosto
Nossa reunião na faculdade, acontece geralmente sempre às quintas, mas, como nossas oficinas nas escolas iniciam-se nesta quinta, a reunião ocorreu hoje para fecharmos todas as dúvidas sobre a aplicação das oficinas. 

Quinta, 21 de agosto
Hoje, terminamos de fechar os planos para a aplicação de nossas oficinas, que serão iniciadas na semana que vem.

Quinta, 14 de agosto
Hoje, na escola, mostramos os nossos planos para a nossa professora orientadora sobre as oficinas que iremos aplicar nas turmas aproveitando o tema  do projeto que acontecerá na escola. Juntamos nossas ideias e começamos a montar o nosso plano geral.

Quinta, 07 de agosto
No Joracy, hoje fechamos como será nossa participação no projeto que acontecerá na escola. Ficou combinado de ficarem em cada turma, dois bolsistas. Trabalharemos a Literatura de Cordel e o Repente, onde podemos usar como temas, os gêneros textuais, pois a Literatura de Cordel é um tipo de gênero textual. E a variação linguística, pois em cada estado e principalmente, em cada região, há uma maneira de se falar, as pronúncias são diferentes. Porém, nenhuma errada ou mais bonita que a outra.

Sábado, 02 de agosto
Hoje ocorreu mais uma reunião geral do PIBID. Onde foi nos apresentado os novos coordenadores e falado sobre as novidades e os planos para o segundo semestre de 2014.

Quinta, 31 de julho
Voltando das férias, hoje tivemos nossa primeira reunião com a professora orientadora, na escola. Ela nos apresentou um novo projeto que será realizado na escola em setembro, que tem como nome "Feira Nordestina", onde os alunos pesquisam sobre os estados da região Nordeste, do Brasil. Cada turma do primeiro ano,  ficou com um estado. No dia do projeto, os alunos farão várias apresentações de acordo com o estado, terá desfile com roupas típicas, disputa de Repente, tendas ornamentadas, danças e será trabalhado a Literatura de Cordel, o que mais se aproxima da nossa área. Já na faculdade, também voltando das férias, com nossa coordenadora, discutimos sobre o projeto que acontecerá na escola e como será a nossa participação nele.

____________________________________________________________________________________


INICIANDO O SEGUNDO SEMESTRE


          Hoje, dia 2 de agosto de 2014, tivemos uma reunião geral do PIBID, onde todos os participantes, de todas as licenciaturas compareceram para a mesma reunião. Algumas mudanças ocorreram nesse tempo de férias. Alguns coordenadores saíram e deram lugar a outros. Os novos foram apresentados hoje, para todos. Inclusive, a Supervisora Geral, Shirley Carreira, por motivos especiais, teve que sair, deixando em seu lugar o professor Anderson Brandão.
          Foi um dia em que interagimos e ficamos sabendo também das novidades para o segundo semestre. Também foi falado sobre um encontro nacional das licenciaturas (ENALIC) e o Seminário Nacional do PIBID, que acontecerão em dezembro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e que todos nós temos a chance de participar.
          Uns dias antes, recebemos a nossa blusa do PIBID - Uniabeu. E o nosso grupo de Português, combinou de usar a blusa em nossa reunião geral. Abaixo, estão algumas fotos do dia. Tenho certeza que o nosso segundo semestre será cheio de coisas boas.





Nenhum comentário :

Postar um comentário