Diário de Campo - 1º Semestre/2014

Quinta, 26 de junho 
Hoje, na faculdade, avaliamos os resultados da avaliação diagnóstica aplicada nas escolas. Cada grupo, anotando os resultados de uma certa quantia de provas de cada escola que está inserido. Com base nesses resultados, será montado um gráfico, onde poderemos ver os resultados de forma mais significativa. O resultado com os gráficos da avaliação, aplicada no Joracy Camargo, encontra-se disponível em minha página "Produção Textual".

Quinta, 05 de junho 
Hoje, aplicamos a Avaliação Diagnóstica na escola. A prova foi aplicada para alunos do 1º ano do Ensino Médio. Através dela, poderemos ver os resultados dos alunos, o nível deles em nosso tema (gêneros textuais) e a partir daí, poder realmente focar nosso trabalho nas dificuldades que eles possuem. O modelo da prova encontra-se disponível em minha página "Produção Textual". E o meu relato sobre esse dia, em minha página "Atividades na Escola".

Sábado, 31 de maio 
Na escola, finalmente aconteceu o Concurso Literário homenageando o autor Dorival Caymmi. E nós, estagiários, fomos jurados do Concurso. Avaliamos cada trabalho feito pelos alunos com muita atenção. Interagimos mais, fomos apresentados para todos os alunos, através de nossa professora orientadora. Foi um dia bem proveitoso e divertido. Mais detalhes desse dia, você encontra em minha página "Atividades na Escola".

Quinta, 29 de maio 
Na escola, fechamos como seria nossa participação no Concurso Literário, que ocorrerá dentre dois dias, no sábado, 31. Também combinamos que a prova de avaliação diagnóstica será aplicada na próxima quinta-feira, dia 05 de junho.

Quarta, 28 de maio 
Nesse dia, o nosso encontro na faculdade que é de costume acontecer sempre às quintas-feiras, ocorreu em uma quarta, pois no dia 28 está previsto ter uma palestra sobre um evento que ocorre em nossa faculdade, que costuma ser antes de nossa aula. Assim, o tempo fica bem curto para nossa reunião. Então, nessa quarta, fechamos as questões da avaliação diagnóstica.

Quinta, 22 de maio 
No Joracy Camargo, decidimos sobre os critérios de avaliação do Concurso Literário, que acontecerá na escola, no dia 31 de maio, quando, nós, estagiários, seremos os jurados. E na faculdade, junto com a coordenadora, começamos a pensar sobre a avaliação diagnóstica, que será aplicada nas escolas para conhecermos um pouco mais sobre os alunos.

Quarta, 21 de maio 
Nesse dia, tivemos um encontro com a nossa Supervisora Geral, Shirley Carreira, onde pudemos compartilhar nossas experiências. Cada aluno contava um pouco como estava sendo a experiência na escola. Ela também nos informou um pouco mais sobre nosso estágio, sobre a importância de postar nos blogs e tivemos uma conversa motivadora sobre ser professor.

Quinta, 15 de maio 
Ocorreu o primeiro encontro com alunos, no Joracy Camargo. Foi feita uma divisão dos alunos e dos estagiários para a manhã e para a tarde. As apresentações foram parecidas e, no primeiro momento, nos apresentamos, falamos sobre nossa vida e a importância de nossa profissão. E, no segundo momento, apresentamos sobre a vida e obra de Dorival Caymmi. O meu relato mais detalhado sobre esse dia, você encontra em minha página "Atividades na Escola". Já na faculdade, no nosso encontro com a coordenadora, tivemos um dia para produzir e tirar as dúvidas do blog.

Quinta, 08 de maio 
Dia de mais um encontro no Ciep 380 Joracy Camargo. Neste dia, já discutimos como iria ser o nosso primeiro contato com os alunos. Decidimos então, que, faríamos um encontro nos apresentando e conversando um pouco sobre o autor Dorival Caymmi, que é o autor homenageado deste ano no Concurso Literário, projeto que ocorre todos os anos na escola. Enquanto isso, na reunião com a coordenadora, na faculdade, conversamos sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que é mais uma ferramenta utilizada em nosso subprojeto.

Quinta, 10 de abril 
Ocorreu o primeiro encontro na escola de Belford Roxo, Ciep 380 Joracy Camargo, onde eu estou inserida. Neste primeiro encontro, pudemos conhecer o espaço da escola e já decidir um pouco sobre o que iria ser aplicado e como eram as turmas que iríamos trabalhar. Houve uma discussão produtiva junto com nossa professora supervisora, Marilei. E na faculdade, em nosso encontro com todos os alunos do subprojeto e nossa coordenadora, aconteceu o relato do que aconteceu na escola e terminamos as apresentações sobre o livro do Marcuschi.

Quinta, 03 de abril 
Continuamos as apresentações dos itens do livro do Marcuschi e ficamos sabendo a data e o horário de nosso primeiro encontro com os respectivos professores supervisores de cada grupo, nas escolas.

Quinta, 27 de março 
Neste dia, finalmente ficamos sabendo a divisão do grupo de 16 alunos, para 8 alunos, em cada escola, respectivamente. Nossas escolas parceiras são ambas do Ensino Médio, com o curso Normal. São elas: Ciep 380 Joracy Camargo, localizada em Belford Roxo e Instituto de Educação Carlos Pasquale, localizada em Nilópolis. Além de ficarmos sabendo a nossa divisão, começamos a apresentação dos itens do livro do Marcuschi.

Quinta, 20 de março 
Começamos a discutir sobre o livro de Marcuschi e foi feita uma divisão do segundo capítulo “gêneros textuais no ensino de Língua”, onde cada um ficou com um subtítulo para ser apresentado nos nossos próximos encontros.

Quinta, 13 de março 
Neste dia, tivemos o nosso segundo encontro, onde ficamos sabendo a bibliografia a ser trabalhada através de nossa coordenadora. E como o tema do nosso subprojeto de Língua Portuguesa é falar sobre os gêneros textuais, ficamos com a segunda parte do livro “Produção textual, análise de gêneros e compreensão”, de Luis Antônio Marcuschi.

Sábado, 08 de Março 
Apresentação geral do PIBID, ocorrido na UNIABEU, Nilópolis. Com informações sobre o novo projeto e primeira reunião de cada curso com seu coordenador e os demais alunos participantes do mesmo subprojeto.

_________________________________________________________________________

INÍCIO DO PROJETO


       No dia 08 de março de 2014, ocorreu o primeiro encontro do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), onde os supervisores, coordenadores e alunos de todas licenciaturas participantes, estiveram presentes, conhecendo um pouco mais sobre o projeto.
        Primeiro, houve uma apresentação geral, com todos juntos e, logo após, cada curso foi para sua sala específica para o primeiro contato com o coordenador e os alunos participantes do mesmo projeto. Os alunos participantes são de diferentes períodos, o que enriquece ainda mais nossa troca de conhecimentos.
    E eu, aluna de Letras (Português/Inglês), escolhi participar do projeto na área de Língua Portuguesa, com o tema "Grafitagens - gêneros textuais e identidades culturais". Vi como uma oportunidade de crescimento em minha área e achei o tema bastante interessante.
      Foi ótima a oportunidade de participar do projeto e tenho certeza que o resultado será satisfatório. A experiência adquirida com ele será riquíssima e contribuirá para o meu futuro. Também tentarei dar o meu melhor, sempre.


Nenhum comentário :

Postar um comentário