Atividades na Escola - 1º Semestre/2014

Quinta, 05 de junho de 2014.

APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

        Hoje, aplicamos as provas da avaliação diagnóstica para os alunos. As provas foram aplicadas para as turmas do 1º ano. Os alunos não foram muitos, pois, as férias se aproximam. Mas, os que estavam lá interagiram com a gente e responderam as questões da prova sem questionar. Foi mais um momento em que pudemos interagir com os alunos e conhecer mais um pouco sobre eles.
        Essa prova é muito importante para o nosso trabalho, pois, através dela, poderemos ver o grau de conhecimento dos alunos com o nosso tema em questão. E aplicando as provas, em mais um contato com eles, pudemos nós mesmos apresentar mais um pouco do nosso projeto, nossos objetivos na escola e tirar qualquer dúvida que eles ainda tinham. Para os alunos, nós também somos novidade. É a primeira vez que tantos estagiários aparecem na escola, de uma só vez, para ficar e com intenção de ajudá-los. A curiosidade neste caso, é normal e também fundamental para um melhor conhecimento.
        Foi ótimo ver os alunos respondendo as questões de nossa prova com o maior prazer, e ainda empolgados com nossa presença. Foi mais um dia em que deu tudo certo no Joracy Camargo. Abaixo, estão algumas fotos.



_________________________________________________________________________



Sábado, 31 de maio de 2014.

CONCURSO LITERÁRIO - JORACY CAMARGO

        Hoje, aconteceu o Concurso Literário no Ciep 380 - Joracy Camargo. Já é um costume da escola fazer esse concurso todos os anos. Cada ano, é escolhido um autor para ser homenageado. Este ano, o autor escolhido foi Dorival Caymmi, também em comemoração ao seu centenário.
        Nós, estagiários do PIBID tivemos o prazer de ser os jurados do Concurso. Este Concurso é uma competição entre os alunos onde todos mostram seus talentos. Os alunos foram maravilhosos. Apresentaram danças, canções, muitos estavam caracterizados, todos empolgados. Foi feito também desenhos de caricaturas do autor pelos alunos. Essa era uma das provas. E todos os alunos que desenharam estavam de parabéns. Todos as caricaturas estavam bonitas e criativas.
        Eu, que já fui aluna dessa escola e já passei várias vezes tudo o que os alunos passaram, amei ter a oportunidade de voltar, e dessa vez, em outra posição, como jurada do Concurso. Foi com um enorme prazer que eu participei e tive orgulho de ajudar e fazer parte de um momento em que eu já havia passado.
        Todos os alunos estavam alegres e participativos. Dia de Projeto na escola, é um dia mais feliz. Quando falamos em festa, os alunos amam. (Risos) E foi muito divertido para mim também, pude conhecer mais um pouco sobre os alunos de lá e interagir ainda mais com eles. E eu já ia esquecendo de um detalhe, nós estagiários de português, juntos com a nossa professora orientadora, Marilei, resolvemos fazer uma camiseta para o dia do Concurso. Todos usamos o mesmo modelo de camiseta, que continha na frente, um desenho de Dorival Caymmi, escrito "Dorival Caymmi, cem anos", atrás, tinha o nome de cada um e na manga, o símbolo do nosso curso de Letras. A camiseta ficou linda. Eu adorei usar.
        Tenho certeza que esse dia também ficará na memória. E foi uma ótima forma de aprendizado, tanto para nós, estagiários, como para os alunos. Foi um dia bem proveitoso e divertido. Abaixo, estão algumas fotos do Concurso.



_________________________________________________________________________



Quinta, 15 de maio de 2014.

PRIMEIRO ENCONTRO COM OS ALUNOS

        Hoje, tivemos o nosso primeiro encontro com os alunos do Ciep 380, Joracy Camargo. Foi feita uma divisão dos estagiários em dois grupos, com quatro alunos em cada grupo, um para manhã e outro para tarde. Eu fiquei no grupo da tarde.
        Como o assunto mais falado na escola no momento era o autor Dorival Caymmi, homenageado do ano no Concurso que ocorre todos os anos na escola, o Concurso Literário, achamos interessante e mais divertido nos aproximar dos alunos com o primeiro contato também falando sobre esse autor. Assim, já estaríamos mais familiarizados com os alunos.
        A nossa apresentação foi dividida em duas partes. Primeiro, chegamos falando de nossa vida pessoal. Qual foi nossa trajetória até chegar na graduação e porque escolhemos ser professor. Cada um de nós falou um pouco de suas experiências pessoais e logo após, mostramos um vídeo sobre um desenho que mostra gerações com o mesmo comportamento. Do mesmo jeito que a mãe criou sua filha, impedindo-a de estudar e forçando-a a trabalhar cedo, essa filha, quando cresceu, fez o mesmo com sua filha. O vídeo se chama "Vida Maria", pois quantas "Marias" não conhecemos que vivem exatamente deste jeito? Passando para os filhos a mesma criação e ordens que receberam da mãe, e assim por diante, de geração em geração, virando um círculo vicioso. Colocamos essa questão com os alunos. Mostrando que eles podem fazer a diferença. Clique aqui e assista o vídeo "Vida Maria"
        Também passamos outro vídeo, de motivação (que você pode assistir através deste link). Todos interagiram e ficaram atentos ao vídeo. Assim, fomos tendo uma conversa natural e divertida sobre o que eles realmente queriam para seus futuros. O que eles almejavam e qual profissão gostariam de seguir. Mas o mais importante, procuramos passar que se você tem um sonho, precisa correr atrás dele. Dificuldades sempre irão existir, mas isso pode nos motivar ainda mais para conseguir alcançar nossa meta. O importante é não desistir nunca. Acreditar que podemos construir um mundo melhor.
       Após essa conversa e os vídeos, fomos para a apresentação de vida e obra de Dorival Caymmi. Falamos um pouco sobre o autor, e depois, apresentamos uma paródia feita com a música "O que é que a baiana tem", considerada uma das canções mais famosas do autor, que fez sucesso na voz de Carmen Miranda. Cantamos junto com os alunos, distribuímos a letra da música para eles, que se chamava "O que é que a Normalista tem". Foi bem divertido e todos interagiram bastante com a gente. Conseguimos chegar ao nosso objetivo que era prender a atenção dos alunos e conquistar a confiança deles para seguirmos também mais confiantes em nosso trabalho. Foi um dia bem proveitoso e que vai ficar na memória.


Nenhum comentário :

Postar um comentário