Atividades na Escola - 1º Semestre/2015

Sexta, 22 de maio de 2015.

APLICAÇÃO DA PRIMEIRA OFICINA

          Hoje, tivemos o nosso primeiro contato mais íntimo com os alunos. De início, fizemos uma apresentação pessoal, falando sobre nossa própria vida, toda nossa trajetória, o nosso objetivo com os alunos na escola e também um pouco sobre a faculdade, caso houvesse interesse dos alunos em saber mais sobre o tema. Com isso, exibimos dois vídeos motivacionais, um, chama-se "Vida Maria" (que você pode assistir clicando aqui) e o outro "O que você quer ser quando crescer?"  (que você pode assistir clicando aqui)
         O primeiro foi para questionar os alunos se precisamos mesmo seguir à risca os mesmos passos de nossos pais, seguindo o mesmo modelo de vida, como questiona o vídeo "Vida Maria", onde a filha segue os mesmos passos da mãe, impedindo a próxima Maria de estudar, colocando-a para trabalhar desde cedo. Costume que já vinha seguindo por gerações. E o segundo vídeo, para motivar os alunos a correrem atrás de seus sonhos, acreditarem que são capazes. 
            O contato com os alunos foi satisfatório, todos eles interagiram e mostraram interesse pelos vídeos. Comentaram, questionaram, a todo tempo atentos. Assim, fomos tendo uma conversa natural falando e perguntando sobre o que eles queriam para o futuro deles. Muitos alunos nem desejam ser professores, estão ali por falta de opção, porque os pais mandaram ou simplesmente para terem uma profissão para conseguir pagar os estudos mais tarde. Cada um, contendo sua própria bagagem e história de vida. 
        Após os vídeos e as conversas, iniciamos o slide com o conteúdo, falando sobre gêneros textuais e tipos textuais. Introduzimos os exemplos de tipologias textuais, falamos sobre alguns exemplos de gêneros, mostrando a diferença de gêneros e tipos. Isso também é conteúdo das aulas deles. Alguns anotaram e se mostraram bem atentos. Foi mais uma oficina em que acreditamos ter tido um resultado satisfatório. Os alunos interagiram bem e se mostraram por dentro do assunto, ao final de tudo. Esperamos que seja sempre assim. A seguir, você pode ver algumas fotos do dia.



___________________________________________________________________________________


Sexta, 27 de março de 2015.

APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

          Hoje, aplicamos a nossa avaliação diagnóstica no Ciep 380. Novamente, iremos trabalhar apenas com turmas do 1º ano do Ensino Médio. São quatro turmas ao todo. E de acordo com essa avaliação, poderemos, mais uma vez, partir das dúvidas dos alunos para solucioná-las e assim contribuir para o aprendizado deles.
          Todos os alunos foram compreensíveis e responderam adequadamente as questões de nossa avaliação. As questões da avaliação diagnóstica são as mesmas que usamos no ano passado. Durante a aplicação, tivemos um momento de interação com os alunos, foi um primeiro momento, que mesmo sendo pouco, já foi uma chance de nos apresentarmos e falarmos um pouco do nosso projeto.
        A avaliação é a mesma. Mas os alunos são outros, novos alunos para a escola e novos alunos para o projeto. Esperamos que nosso resultado com eles seja satisfatório, assim como foi no ano passado e que possamos sanar qualquer dúvida que eles tenham e auxiliá-los ao longo do ano. A prova aplicada, você pode encontrar disponível para visualização e download em minha página "Produção Textual". Abaixo, estão algumas fotos do dia.


Nenhum comentário :

Postar um comentário